Dúvidas Frequentes
1 – Na página do NUTED, clique na opção Acesse o Moodle;
2 – Na próxima página, localize a opção “Ensino Remoto Emergencial” e clique em acessar;
3 – Você será redirecionado para a página de login da plataforma moodle e destinada ao Ensino Presencial;
4 – Forneça os seus dados de acesso. Eles são os mesmos utilizados para acessar o sistema MeuIFMG(link);
5 – Estando tudo certo, você efetuará o acesso e será redirecionado para a área do usuário.
O primeiro passo é manter a calma. A plataforma moodle pode ser confusa para aqueles que a acessam ocasionalmente. No entanto, com o tempo você verá que ela é extremamente simples e prática.
Quando não localizar as disciplinas em que está inscrito, siga as seguintes opções:
1 – clique na opção “Área do usuário” que fica no menu principal do lado esquerdo de sua tela;
2 – Role a página até o bloco “Meus cursos/Disciplinas”;
3 – No bloco “Meus cursos/disciplinas” clique no filtro (ícone semelhante a um funil) e selecione a opção Todos (exceto removidos da visualização);
4 – Seguindo os passos anteriores, suas disciplinas serão apresentadas;
5 – Caso sinta falta de alguma disciplina, envie um e-mail para ere.ouropreto@ifmg.edu.br listando os seguintes dados:
- Nome completo;
- Registro acadêmico;
- Curso;
- Nome da disciplina que está faltando no moodle.
Ainda está com dúvidas? Assista ao vídeo abaixo:
Sua nota pode não estar aparecendo, devido a um ou mais fatores listados abaixo:
1 – O professor ainda não corrigiu a atividade;
2 – A atividade pode estar oculta. Caso a atividade esteja oculta, somente o professor terá acesso à nota;
3 – A opção de feedback, configurada pelo professor, determina que somente após o encerramento da atividade, a nota aparecerá;
4 – A atividade não é avaliativa;
5 – Erro na configuração da nota da atividade.
Para todos os casos, busque esclarecimentos com o professor. Em caso de divergência, peça a ele que entre em contato conosco e tentaremos solucionar o problema.
Em muitos casos, apesar de você estar matriculado em uma disciplina no sistema MeuIFMG, ela pode não estar sendo ofertada durante o Ensino Remoto Emergencial.
No entanto, a melhor forma de averiguar isso é enviando um e-mail para ere.ouropreto@ifmg.edu.br, listando os seguintes dados:
- Nome completo;
- Registro acadêmico;
- Curso;
- Nome da disciplina que está faltando no moodle.
Verificaremos se a disciplina está sendo ofertada; caso ela esteja, verificaremos se você pode ser inscrito nela.
Estando tudo certo, você será inscrito na disciplina e comunicado posteriormente.
Este tipo de situação ocorre devido a erro de configuração de datas de início e fim da atividade. Caso se depare com este tipo de situação, entre em contato com o professor. Para isso, acesse a sala virtual de sua disciplina e, em seguida, clique na opção “Participantes”. Na área do participante, pesquise pelo “papel professor“ e o nome dele será apresentado.
Você pode enviar uma mensagem pela própria plataforma Moodle que ele será comunicado tanto no moodle, quanto em seu e-mail.
Graças à integração dos sistemas do Instituto, feita pela TI do campus, utilizamos apenas um usuário para acessar os sistemas disponibilizados (exceto para o Teams, que é a soma do usuário institucional com os dizeres @academico.ifmg.edu.br).
Tendo como base da integração, o sistema MeuIFMG, nosso usuário e senha serão sempre os mesmos utilizados para acessá-lo
Sendo assim, a forma de se recuperar sua senha de acesso aos sistemas do campus, é atualizando sua senha no sistema MeuIFMG.
Assista ao vídeo, a seguir, e saberá como proceder:
Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos (incluindo colaboração em arquivos) e integração de aplicativos no local de trabalho. O serviço se integra ao pacote de produtividade Office 365 e apresenta extensões que podem ser integradas a produtos que não são da Microsoft.
As ferramentas podem ser usadas on-line pelo site www.office.com.
O pacote de ferramentas pode ser usado para redigir e editar textos, criar planilhas e gráficos, fazer apresentações de trabalhos, resolver exercícios entre várias outras tarefas. É possível trabalhar em arquivos de modo compartilhado entre colegas de turma e também entre estudantes e professores. Outra praticidade é o acesso a uma conta de e-mail integrada. No aplicativo OneDrive, é disponibilizado espaço de armazenamento em nuvem pessoal de 1 TB. Isso possibilita que todos os conteúdos do Office 365 estejam disponíveis em qualquer lugar, sendo necessária apenas uma conexão de internet para acessá-los.
A Microsoft mantém ainda uma página onde é possível aprender a utilizar algumas das ferramentas disponíveis, como o OneNote, um bloco de anotações digitais com diversos recursos para realização de trabalhos escolares. Professores e alunos podem acessar informações no endereço https://education.microsoft.com/pt-br.
Leia o tutorial para criação de usuário dos serviços.
Acesse a página do Office 365 (https://www.office.com/).
No caso dos alunos, é preciso digitar o número do Registro Acadêmico (RA) acrescido de “@academico.ifmg.edu.br” e clicar em “Avançar”. Em seguida, digitar a senha (a mesma do sistema acadêmico). Na sequência, é gerado o ambiente do Office 365, onde está disponível o pacote de aplicativos da Microsoft.
Professores e técnicos administrativos podem utilizar esses serviços adotando o mesmo procedimento dos estudantes. Ao acessar o endereço www.office.com, ao invés do Registro Acadêmico, é preciso digitar a credencial do e-mail institucional (nome.sobrenome) acrescida de “@academico.ifmg.edu.br”. A senha será a mesma registrada para entrar nos sistemas do IFMG, como o SEI e o SUAP.
Caso não consiga acessar, envie um email para ti.ouropreto@ifmg.edu.br, listando os seguintes dados:
- Relatório do problema ocorrido;
- Nome completo;
- Registro acadêmico;
- Curso.