Referatório de Recursos Educacionais Digitais

Referatório de Recursos Educacionais Digitais

As tecnologias digitais de informação e comunicação -TDICs – bem como a ampliação de seu acesso criaram novos contextos, novos desafios e novas oportunidades no campo da educação. Estas tecnologias permitiram o surgimento de um novo patamar de intercâmbio de informações e conhecimentos por meio de diversas mídias favorecendo a ampliação e o fortalecimento do aprendizado
informal, formal, presencial ou a distância. Existem inúmeros canais de diversos tipos aonde se realiza a produção de conhecimentos de maneira compartilhada e colaborativa.
Neste contexto, o NUTED apresenta um guia do referatório de recursos educacionais digitais com o objetivo de disseminar o uso de recursos educacionais digitais com vistas ao compartilhamento de conhecimentos e saberes. Acreditamos que este instrumento possa colaborar para o desenvolvimento das relações de ensino e aprendizagem da comunidade do IFMG campus Ouro Preto.

O que é um referatório?

 O referatório é uma página na web que reúne, organiza e apresenta diversos repositórios de recursos digitais aplicados à educação. Por sua vez, um repositório é um site que contém objetos de aprendizagem em diversas mídias como textos, imagens estáticas (mapas, gráficos, desenhos ou fotografias) ou animadas (vídeos e filmes), arquivos de som e objetos de aprendizagem. Os repositórios institucionais visam apoiar cursos a distância ou presenciais por meio do amplo a acesso aos diversos recursos educacionais produzidos pela instituição; já os repositórios multi-institucionais, reúnem a produção de recursos de diversas fontes. Por isso apresentamos neste momento um guia do referatório do NUTED. Este guia reúne repositórios, institucionais e multi-institucionais. A apresentação de diversos tipos de repositórios num só documento tem por objetivo oferecer um instrumento que auxilie a comunidade acadêmica na busca e pesquisa de recursos educacionais digitais. Destacamos que em breve as informações deste documento estarão disponíveis na página do NUTED.

 

Mais notícias

plugins premium WordPress

Ambientes virutais de Aprendizagem